- Autores: Mustafa Eliaçık; Ahmet Kırgız; Beril Tülü Aygün
- Ano: Novembro/2020
- Revista: Current Eye Research
- Modelos do Keraring: Modelos de acordo com Keraring Calculation Guidelines 2009
- Tamanho da amostra: 22 pacientes (30 olhos)
- Estudo retrospectivo
- Resumo: Estudo analisou retrospectivamente paciente com ceratocone que haviam implantado o Keraring com pelo menos 5 anos de acompanhamento. Todos os pacientes implantaram 2 segmentos. Os pacientes então realizaram OCT para medir as distâncias para ver se ocorriam variações.
- Resultados:
- A distância “canto basal interno – superfície posterior da córnea” mostrou redução significativa em 6 meses, 1 ano, 3 anos e 5 anos. As distâncias “ápice – superfície anterior da córnea” e “canto basal externo – superfície posterior da córnea” mantiveram-se constantes durante todo o período.
- A distância que alterou significativamente pode indicar um risco maior de perfuração de câmara anterior em longo prazo, mas esta é uma complicação rara. As outras distâncias permaneceram estáveis.
- Conclusão: O Keraring implantado em pacientes com ceratocone permaneceu estável por cinco anos sem complicações, o que é um aspecto extremamente importante da cirurgia ICRS. A única diferença foi um leve movimento posterior do canto basal interno, embora sem perfuração da câmara anterior.